| 21 julho, 2020 - 08:22

Palestra virtual discutirá a crise da representatividade e da democracia nos tempos atuais

 

Na próxima quarta-feira, dia 22 de julho, acontecerá a 8ª palestra virtual da Escola da Magistratura Desembargador Manoel de Araújo Silva (Esmarn) sobre “Democracia: A falência da representatividade política sem participação”. O tema será discutido pelo juiz Ricardo Tinôco de Góes e pela Professora Sara Andrade, tendo como ponto central a crise da representatividade e

Na próxima quarta-feira, dia 22 de julho, acontecerá a 8ª palestra virtual da Escola da Magistratura Desembargador Manoel de Araújo Silva (Esmarn) sobre “Democracia: A falência da representatividade política sem participação”. O tema será discutido pelo juiz Ricardo Tinôco de Góes e pela Professora Sara Andrade, tendo como ponto central a crise da representatividade e da própria democracia nos tempos atuais. A transmissão acontecerá às 17horas pelos canais oficiais da Esamrn no youtube, instagram e facebook.

Há tempos que a Política, em sua essência, precisa resgatar o sentido de um agir legítimo, somente alcançável mediante a abertura ao reconhecimento, à inclusão, à diversidade, à participação e à deliberação cidadã. Nessa perspectiva, não há autenticamente uma democracia sem que a representação dos mandatários seja o espelho da soberania dos mandantes (povo). Essa é a reflexão introdutória para qualquer debate contemporâneo em torno da temática escolhida.
Associado a essa reflexão, serão ainda tratados os efeitos da baixa representatividade de gênero e raça na política, o que coloca a democracia representativa em causa, diante de sua baixa intensidade.

Conheça os Palestrantes

juiz Ricardo Tinoco de Góes – Doutor em Direito pela PUC/SP, Professor da UFRN, Membro titular da Corte Eleitoral do TRE/RN e Coordenador dos Curso de Formação de Magistrado


Sara Maria de Andrade Silva – Doutora em Direito pela UFPE, Chefe de Divisão Pedagógica e Professora da Esmarn  


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: