| 27 junho, 2020 - 09:36

UFRN e MPF firmam cooperação contra fraudes no SUS

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram acordo na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, com o intuito de criar ferramentas para melhorar a transparência no Sistema Único de Saúde (SUS). A cooperação para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao combate de fraudes na saúde pública

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram acordo na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, com o intuito de criar ferramentas para melhorar a transparência no Sistema Único de Saúde (SUS). A cooperação para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao combate de fraudes na saúde pública foi assinada pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e pela procuradora-chefe do MPF, Cibele Benevides Guedes da Fonseca.

O intuito da parceria é desenvolver estudos nas áreas da inteligência artificial, da ciência de dados e dos sistemas de informação, entre o MPF e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS-UFRN), com o objetivo de mitigar fraudes e erros no contexto do SUS. 

Nessa perspectiva, o reitor Daniel Diniz lembrou que a UFRN tem diversas parcerias na área da inteligência artificial, com órgãos como a Justiça Federal do RN, o Tribunal de Justiça do RN e a Controladoria Geral da União. “Esse é um tema muito importante para a universidade porque contribui para o aprimoramento da transparência no serviço público, que é parte da nossa missão institucional”, considera.

Já para a procuradora-chefe, Cibele Guedes, a cooperação entre as duas instituições federais tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da saúde pública, por meio da fiscalização e da transparência dos recursos destinados ao SUS. 

Além do reitor e da procuradora chefe do MPF, participaram ainda da reunião virtual o procurador do MPF, Fernando Rocha; a secretária-adjunta de Educação a Distância (Sedis-UFRN), Ione Morais; o superintendente de Comunicação (Comunica-UFRN), Sebastião Faustino; e o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS-UFRN), Ricardo Valentim.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: