A ANATRA – Associação Norteriograndense de Advogados Trabalhistas, por meio da ESAT/RN – Escola Superior de Advocacia Trabalhista Potiguar, promove o maior congresso jurídico em ambiente digital do país para debater “A nova realidade da advocacia trabalhista” diante da nova realidade virtual na vida do advogado e do judiciário. Trata-se do VII ENATRA – Encontro Norteriograndense dos Advogados de Trabalhistas que será realizado no próximo sábado dia 20 de junho de 2020 (Dia do Advogado Trabalhista), com objetivo de discutir as profundas mudanças na sociedade e apresentar os novos hábitos e os novos caminhos da advocacia trabalhista potiguar e nacional. O evento será gratuito, totalmente online, em um ambiente inovador e ainda haverá certificação.
“O Encontro reunirá os maiores nomes do Direito do Trabalho para tratar de todos os novos desafios jurídicos. Além disso, vale destacar que será integralmente gratuito e certificado: uma oportunidade única de qualificação para toda a advocacia potiguar e nacional”, afirma o diretor-presidente da Anatra, advogado trabalhista Glaydson Soares.
Ao longo dia do encontro, serão realizados 13 mesas, com a presença de mais de 42 palestrantes (veja programação em anexo). Os debates serão realizados com apenas meia hora de duração com transmissão em tempo real.
Entre os conferencistas convidados e confirmados estão Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; Ministra do TST, Delaide Miranda Arantes; Professor da Universidade de Lisboa Portugal, Antônio Garcia Pereira; Presidente da ABRAT, Alessandra Camarano; Advogado, professor e Conselheiro o Federal OAB/Goiás, Professor Rafael Lara Martins; Juíza Titular da Vara do Trabalho de Macau, Maria Rita Manzara; Sócio da Selem Bertozzi Consultores e Autor de 21 Livros, Rodrigo Bertozzi; Advogado Professor, Conselheiro Federal e ex-Presidente da ABRAT e OAB/MG, Professor Antônio Fabricio Gonçalves; Advogado, Professor Mestre em Direito Empresarial e Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, André Gonçalves Zipperer; Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Desembargadora do TRT da 4ª Região, Desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel; Integrante do TRT da 15ª Região (Campinas-SP), Desembargador Jorge Luiz Souto Maior; Ex Conselheiro federal da OAB/MG e Doutor pela PUC/MG, Advogado Professor Mario Lucio Quintão; e o Ministro do TST, Lelio Bentes Correia.
Ainda participam dos debates dirigentes da OAB, da ANATRA, bem como especialistas. O VII ENATRA é totalmente gratuito e para participar não é necessário realizar inscrição. Para assistir e participar das palestras basta acessar o link do evento (https://rebrand.ly/SEMINARIO-ONLINE-VII-ENATRA) ou pelas redes sociais da Anatra pelo Instagram (www.instagram.com/anatra_adv), Facebook (www.facebook.com/anatrarn), YouTube (ANATRA RN), Twitter (twitter.com/anatra_rn) no dia e horário de sua realização. Os certificados serão expedidos mediante prévia solicitação para a organização através do link (https://doity.com.br/vii-enatra).
Serviço:
VII ENATRA – A nova realidade da advocacia trabalhista
Data: próximo sábado dia 20 de junho de 2020
Inscrições: Para assistir e participar das palestras basta acessar o link do evento no dia de sua realização.
Contatos:
Presidente da ANATRA, Glaydson Soares (84) 99984-8155
Presidente da ESAT/RN, Luiz Gomes (84) 99609-9275
PROGRAMAÇÃO CIENTIFICA
09:30hs -Formação da Mesa
10:30hs – Mesa 1 – Nova Realidade da Advocacia Trabalhista
Presidente de mesa: Glaydson Soares
Debatedor : Aldo Medeiros
Conferencista : Felipe Santa Cruz
11:00hs – Mesa 2 – Judiciário e Advocacia em tempo de Pandemia
Presidente de mesa: Marcilio Mesquita
Debatedor: José Alexandre Pinto
Conferencista: Ministra do TST Delaide Miranda Arantes
11:30hs – Mesa 3 – Advocacia Trabalhista no contexto internacional
Presidente de mesa: Francisco Costa Barros
Debatedor: Renato Mendonça Rodrigues
Conferencista : Professor Antônio Garcia Pereira
12:00hs – Mesa 4 – Direitos Sociais em risco na Pandemia
Presidente de mesa: Max Maciel
Debatedor: Jose Estrela Martins
Conferencista : Alessandra Camarano
12:30hs – Mesa 5 – Novas relações de trabalho no século 21
Presidente de mesa: José Lopes
Debatedor : Antonino Pio e Marcos Oliveira
Conferencista : Rafael Lara Martins
13:00hs – Mesa 6 – Audiências telepresenciais e presenciais na Justiça do trabalho
Presidente de mesa: Klevelando Teixeira dos Santos
Debatedor : Monalissa Dantas
Conferencista : Maria Rita Manzara
13:30hs – Mesa 7 – Desafios da carreira jurídica e a ultramodernização tecnológica
Presidente de mesa: João Fonseca
Debatedor : Tiago Alves
Conferencista: Rodrigo Bertozzi
14:00hs – Mesa 8 – Negociação e acordo Judicial na justiça do trabalho
Presidente de mesa: Francisco Canindé
Debatedor : Callio Gameleira
Conferencista : Antonio Fabricio Gonçalves
14:30hs – Mesa 9 – Tecnologia e Trabalho. Uma nova realidade juslaboral
Presidente de mesa: Roberto Amorim
Debatedor : Cassio Leandro
Conferencista : André Gonçalves Zipperer
15:00hs – Mesa 10 – Aspectos Jurídicos da política governamental quanto a manutenção de emprego e renda
Presidente de mesa: Simone Dantas
Debatedoras: Valeria Lucena
Conferencista: Jorge Luiz Souto Maior- Desembargador Federal do TRT 15
15:30hs – Mesa 11 – Importância do CNJ nas relações do judiciário e Advocacia
Presidente de mesa: Rafael Diniz
Debatedor: Djozeti Verissimo
Conferencista : Tania Reickziegel
16:00hs – Mesa 12 – Direito constitucional e as relações do trabalho
Presidente de mesa: Felipe Maciel
Debatedor: Wenceslau Carvalho
Conferencista : Mario Lucio Quintão
16:30hs – Mesa 13 – Juslaboralismo. Direitos fundamentais e a cidadania.
Presidente de mesa: Luiz Gomes
Debatedor: Rossana Fonseca
Conferencista : Ministro Lelio Bentes Correia
17:00hs – Mesa de Encerramento.
CONFERENCISTAS E PALESTRANTES
Conferência de Abertura
Nova Realidade da Advocacia Trabalhista
Advogado Felipe Santa Cruz. Presidente do CFOAB (Conselho Federal da OAB). Foi presidência da Caarj e OAB/RJ. Felipe Santa Cruz atuou como advogado. Presidiu o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição em que cursou Direito e se formou em 1997. Fez mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000-2002), no qual defendeu sua dissertação sobre o Direito do Trabalho. Foi professor nos cursos de Direito das Universidades Cândido Mendes (2001-2005) e Santa Úrsula (2001-2002).
Judiciário e Advocacia em tempo de Pandemia
Delaíde Alves Miranda Arantes, natural de Pontalina, Goiás, nasceu em 1.º de maio de 1952. Mestranda em Direito, Estado e Constituição, na sublinha Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Constituição e Cidadania” – UnB – CNPq. Bacharel em Direito pela Uni-Anhanguera – Goiânia. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás. Servidora Pública Federal. Ministra do Tribunal Superior do Trabalho. email: delaide.arantes@tst.jus.br
Advocacia Trabalhista no contexto internacional
Professor Antônio Garcia Pereira. Doutor da Universidade de Lisboa. Portugal. Advogado com Doutorado em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Docente universitário nas Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Coimbra e da Universidade Lusíada do Porto, bem como da Academia da Força Aérea. Secretário da Mesa da Assembleia Geral da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho e membro dos corpos gerentes da JUTRA – Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho Email: a.garciapereira@garcia-pereira.pt.
Direitos Sociais em risco na Pandemia
Advogada Alessandra Camarano. Advogada Sindicalista e Presidente da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas).
Novas relações de trabalho no século 21
Professor Rafael Lara Martins. Advogado, professor e Conselheiro o Federal OAB/Goiás
Audiências telepresenciais e presenciais
Juíza Maria Rita Manzara. é Juíza Titular da Vara do Trabalho de Macau – RN ; Ex Presidente da AMATRA21; Bacharel em direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Especialista em Direito do Trabalho e em Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes; foi Procuradora do Município de Maracanaú; Foi Procuradora do Estado da Paraíba; é Juíza Titular da Vara do Trabalho de Macau – RN; foi Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região – AMATRA 21, por dois mandatos, no período de 2012 a 2016; Foi Diretora da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA. Obras publicadas e diversos artigos em sites jurídicos.
Desafios da carreira jurídica e a ultramodernização tecnológica
Conferencista: Rodrigo Bertozzi, Sócio da Selem Bertozzi Consultores e Autor de 21 Livros, estrategista em mais de 700 bancas, pioneiro no Marketing Jurídico desde 1998, co-fundador do Instituto Internacional de Gestão Legal, autor de 21 obras, entre elas “Marketing Jurídico Essencial”, “A Nova Reinvenção da Advocacia”, “Marketing Jurídico e os Neurojurídicos”, “A Nova Era das marcas Jurídicas”, “Marketing Jurídico – o poder das novas mídias”, “Advocacia e as Leis do Relacionamento com Cliente”. Administrador Legal, MBA em Marketing Pleno, professor e palestrante.
Negociação e acordo Judicial na justiça do trabalho
Professor Antônio Fabricio Gonçalves, Advogado Professor, Conselheiro Federal e ex Presidente da ABRAT e OAB/MG. Mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da PUC/MG Doutorando em Direito do Trabalho pela UFMG Professor de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da PUC/MG Professor no Curso de Pós-graduação em Direito Processual do Trabalho do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas Presidente da ABRAT (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas – 2012 / 2014 Membro Fundador da Associação Luso-Brasileira dos Juristas do Trabalho – JUTRA Membro da Associação Americana de Juristas – AAJ – com sede na Argentina Autor de diversas obras jurídicas
Tecnologia e Trabalho. Uma nova realidade juslaboral
Professor André Gonçalves Zipperer Advogado, Professor Mestre em Direito Empresarial e Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro das Comissões de Inovação e Gestão, Direito Sindical e de Exame da Ordem e Estágio da OAB-PR e do Instituto dos Advogados do Paraná. Conselheiro membro do Conselho de relações do trabalho da Associação Comercial do Paraná. Ouvidor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Árbitro da Canatra – Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista.email: Andre@zmadvocacia.adv.br
Importância do CNJ nas relações do judiciário e advocacia
Desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel – Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região indicada na vaga quinto comstituicional da advocacia. Advogada especializada na área de Direito do Trabalho (1994 a 2012) Presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas – AGETRA (2011/2013) Presidente do IPEATRA – Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (2018/2019) Email : gab.taniareckziegel@cnj.jus.br
Aspectos Jurídicos da política governamental quanto a manutenção de emprego e renda
Desembargador Jorge Luiz Souto Maior– integrante do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP). Jurista e professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP, Brasil desde 2001. Foi juiz titular na 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí de 1998 até 2018. Em 16 de agosto de 2018, tomou posse como Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região [1] . Formado na Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM, especializou-se em direito em 1987 pela mesma faculdade, e pela USP, em 1990. Mestre em Direito pela USP com a dissertação “Requisitos da petição inicial nos dissídios individuais trabalhistas” em 1995 e Doutor em Direito pela mesma Universidade de São Paulo com a tese “Procedimento oral, um pressuposto da efetividade do processo trabalhista” em 1997 e pela Universite de Paris II, UP II, França com a tese “Modes de Règlement des Conflits Individuels du Travail”, em 2001. Além disso, é livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese “O direito do trabalho como instrumento de justiça social”, de 1999.
Direito constitucional e as relações do trabalho
Professor Mario Lucio Quintão, Advogado, ex Conselheiro federal da OAB/MG e Doutor pela PUC/MG. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conselheiro Seccional da OAB/MG, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MG e membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Professor da Escolas de Contas Prof Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por dez anos.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Comunitário e Direito Eleitoral, atuando principalmente nos seguintes temas: Licitações, Direito Administrativo, Mercosul, União Européia, Direitos Humanos, Teoria do Estado e Direito Internacional..
Conferência de encerramento.
Juslaboralismo. Direitos Fundamentais e cidadania
Ministro Lelio Bentes Correia é Carioca de Niterói (RJ). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra. Ex-Procurador do Trabalho, Procurador Regional do Trabalho e Subprocurador-Geral do Trabalho. É membro da Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 2003 , presidiu a Comissão da Justiça do Trabalho para a Erradicação do Trabalho Infantil e foi Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho no biênio 2018-2020. Contato: Kelly ou Magda Telefone: (61) 3043-4135 (61) 3043-3776 E-mail: gmlbc@tst.jus.br