A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (27), 29 mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito 4781 do Supremo Tribunal Federal (STF), conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, disse a PF em comunicado. O inquérito trata sobre fake news.
Entre os alvos estão o ex-deputado federal, Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang, dono da Havan, e o blogueiro Allan dos Santos. Além deles, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) também ligado ao presidente Jair Bolsonaro, é outro investigado pelo compartilhamento de notícias falsas.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. No Rio, as buscas são na casa de Jefferson, em Santa Catarina são na casa de Hang, em São Paulo são na Assembleia Legislativa e em Brasília são na casa de Allan dos Santos.
Mesmo após a troca do diretor-geral da PF por Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a manutenção dos delegados responsáveis pelo inquérito das fake news.