A Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para investigar o crime de racismo após uma declaração publicada no Twitter.O ministro ironizou a China pelos casos de COVID-19 e ridicularizou a forma com que os chineses falam português.
O pedido de abertura do inquérito foi enviado para STF pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques. Caso seja aberto, a procuradoria poderá realizar diligências, como tomar o depoimento do Weintraub e colher provas sobre o assunto. Ao final da instrução, o vice-PGR decide se é o caso de denunciar o ministro da Educação ao STF pelo crime de racismo.
Em postagem no Twitter, feita no dia 4, o ministro usou o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, para fazer “chacota” da China e associar a pandemia de coronavírus a interesses comerciais e diplomáticos do país asiático.
“Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu.
Estado de Minas