| 11 março, 2020 - 13:30

TCE vai implantar tecnologia usada em criptomoedas para otimizar processos licitatórios

 

O TCE-RN será parceiro dos governos da Bahia e Rio Grande do Norte nesse projeto inovador, tendo a possibilidade de monitorar em tempo real os processos de aquisições realizados.

Foto: Galdina Carvalho

Uma comissão de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas de do Estado (TCE-RN) participou nesta terça-feira (10/03) de uma reunião com equipe de técnicos do Projeto Governo Cidadão para discutir a implantação de uma nova tecnologia utilizada para deixar os processos licitatórios mais eficientes, transparentes, ágeis e seguros.

Os auditores Marcio Roberto Loiola Machado, Eduardo Pereira Lima e Ilueny Constâncio Chaves do Santos comporão a comissão do TCE designada para implantação do sistema. Eles receberam visita dos técnicos do Governo Cidadão, Carlos Nascimento e Hércules Aquino, e conversaram sobre a implantação da tecnologia blockchain, que serve de base para o aplicativo SOL (Sistema Online de Licitação), na infraestrutura tecnológica do Tribunal.

O aplicativo Sol foi desenvolvido pela empresa Caiena, contratada por meio de uma parceria entre os governos do Rio Grande do Norte e Bahia, e financiado com recursos do Banco Mundial. A tecnologia blockchain é a mesma utilizada em criptomoedas como bitcoin. Ela é composta por uma base de dados de transações protegidas por criptografia e uma rede na qual pares trabalham em conjunto para manter a integridade e veracidade dessas informações.

O TCE-RN será parceiro dos governos da Bahia e Rio Grande do Norte nesse projeto inovador, tendo acesso integral aos dados nele produzidos e a possibilidade de monitorar em tempo real os processos de aquisições realizados. O auditor Márcio Loiola, coordenador da Comissão de Auditoria de Operações de Créditos Externos (Copcex), enfatizou que “essa metodologia é pioneira no Brasil e que a auditoria digital em tempo real será o futuro nos processos de aquisições, especialmente nos sistemas que utilizam o Blockchain”.

A ferramenta foi desenvolvida inicialmente para ser usada pelas associações de agricultura familiar em suas licitações, mas o projeto Governo Cidadão resolveu adotá-la e, a partir de agora, todas as aquisições na modalidade shopping do Projeto serão realizados pelo SOL, com a possibilidade de expansão das aquisições para todos os entes estaduais.

TCE RN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: