| 3 março, 2020 - 09:19

Audiência de custódia: TJRN designa juízes coordenadores dos polos regionais

 

O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador João Rebouças, designou os coordenadores dos polos regionais criados para a realização de audiências de custódia no Rio Grande do Norte

Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador João Rebouças, designou os coordenadores dos polos regionais criados para a realização de audiências de custódia no Rio Grande do Norte. A perspectiva é que os polos do interior iniciem as atividades ainda este mês.

A Central de Flagrantes de Natal foi desmembrada em duas unidades, tendo como coordenadores os juízes Diego Dantas (1ª unidade) e Michel Mascarenhas (2ª unidade). Para o polo regional de Mossoró foi designada como coordenadora a juíza Andressa Luara Rosado Fernandes. Em Pau dos Ferros, o coordenador do polo será o juiz Osvaldo Cândido; e em Caicó a coordenação caberá ao juiz Luiz Cândido Villaça.

A audiência de custódia consiste na apresentação de preso em flagrante ao juiz em até 24 horas. Durante o procedimento, o magistrado faz uma análise inicial sobre a legalidade da prisão e a necessidade ou não de sua permanência.

A interiorização das audiências de custódia atende à nova redação dada ao artigo 310 do Código de Processo Penal pela Lei nº 13.964/2019 (Lei do Pacote Anticrime), que determina a realização da audiência de custódia no prazo de 24 horas, sob pena de relaxamento da prisão, caso não haja motivação idônea para a não realização do procedimento.

Resolução nº 4/2020 prevê que, nos polos do interior, as audiências ocorram às segundas, quartas e sextas-feiras, além dos dias regulares de plantão. O horário para a apresentação dos presos será definido pela coordenação de cada polo.

Segundo o normativo, nas terças e quintas-feiras, nos polos do interior, o juiz apreciará os autos de prisão em flagrante e somente designará a audiência se não conceder liberdade por qualquer motivo ou fixar medida cautelar diversa da prisão. 

Comarcas abrangidas

polo de Natal será responsável por atender as seguintes comarcas:

1ª Central de Flagrantes

Natal, João Câmara, Poço Branco, São Bento do Norte, Touros, Santa Cruz, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Tome, Tangará, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

2ª Central de Flagrantes

Arez, Canguaretama, Goianinha, Monte Alegre, Nísia Floresta, Pedro Velho, Santo Antônio e São José de Mipibu.
 

polo de Mossoró será responsável por atender as seguintes comarcas:

Apodi, Areia Branca, Baraúna, Mossoró, Açu, Angicos, Campo Grande, Ipanguaçu, Lajes, Santana do Matos, Upanema, Macau e Pendências.

polo de Caicó será responsável por atender as seguintes comarcas:

Acari, Caicó, Cruzeta, Florânia, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Parelhas, São João do Sabugi e Currais Novos. 

polo de Pau dos Ferros será responsável por atender as seguintes comarcas:

Alexandria, Almino Afonso, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Patu, Pau dos Ferros, Portalegre, São Miguel e Umarizal.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: