| 2 março, 2020 - 19:00

Em Natal, Dia dos Dados Abertos terá maior e mais diversa programação do Brasil

 

O evento terá mais de 19 horas de minicursos, painéis e palestras sobre temas, como: o uso de dados para previsão do tempo, gestão fiscal e participação cidadã. Para quem possui conhecimento básico em linguagem de programação, haverá dois minicursos na sexta-feira (06).

Natal celebrará o Dia dos Dados Abertos 2020 na próxima sexta-feira (06), no Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E ainda haverá uma programação bônus no sábado (07) até às 13h. Serão momentos para discutir como dados abertos podem contribuir para a democracia, economia e ciência.

Reprodução

O evento terá mais de 19 horas de minicursos, painéis e palestras sobre temas, como: o uso de dados para previsão do tempo, gestão fiscal e participação cidadã. Para quem possui conhecimento básico em linguagem de programação, haverá dois minicursos na sexta-feira (06). 

O Tribunal de Contas do Estado estará representado pelos servidores Frederico Pranto (DIN), que compõe a organização do evento e terá uma palestra intitulada: “Verde, Amarelo ou Vermelho: Como avaliar a prontidão para abertura de dados de uma instituição pública?”; e André Gustavo (DIN), com a palestra: “Relação entre a transparência pública e a gestão fiscal nos municípios brasileiros”.

O Open Data Day (nome original em inglês) é dedicado a todo cidadão que queira ampliar os meios para exercer a cidadania. O objetivo é envolver representantes do poder público, empresas, comunidade acadêmica e sociedade civil num debate multidisciplinar sobre como a abertura de dados pode desenvolver uma sociedade.

Pelo Brasil

Além de Natal, outras nove cidades do Brasil realizarão o Dia dos Dados Abertos neste ano: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos e São Paulo. Na capital potiguar, a edição 2020 é realizada pelo projeto Embaixador@s de Inovação Cívica, a comunidade Dados Abertos RN e UFRN. 

O que são dados abertos?

São dados que podem ser livremente acessados, trabalhados e redistribuídos por qualquer pessoa ou instituição pública ou privada, necessitando apenas citar a fonte original dos dados. No poder público, uma política de dados abertos pode garantir o livre acesso para além de dados financeiros e possibilitar a criação de soluções de problemas coletivos. 

O que é o Dia dos Dados Abertos?

É uma celebração anual dos dados abertos, coordenada pela Open Knowledge (Fundação para o Conhecimento Aberto). Pela décima vez, grupos de todas as partes do mundo criarão eventos locais para mostrar os benefícios e encorajar a adoção de políticas de dados abertos no governo, empresas e sociedade civil. Em Natal, o Dia dos Dados Abertos é comemorado pelo terceiro ano consecutivo.

Serviço
O que?
Dia dos Dados Abertos Natal – 2020.

Quando?
06 e 07 de março.

Onde?
Instituto Metrópole Digital/UFRN.

Quem pode participar?
Qualquer cidadão interessado em melhorar o exercício da sua cidadania.

Inscrições gratuitas e programação: 
http://sigeventos.ufrn.br/opendataday2020 


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: