A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29/11/2019), nova fase da Operação Appius. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF).
Agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Os alvos são escritórios de advocacia em São Paulo (SP) e em Brasília (DF), do ex-presidente do STJ, Asfor Rocha
As diligências foram acompanhadas por representantes locais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A investigação segue em segredo de justiça.
Primeira fase
A Operação Appius foi deflagrada, pela primeira vez, no início deste mês. Na ocasião, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo e Fortaleza (CE).
Foram alvos o escritório do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ex-ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, escritório da empreiteira Camargo Côrrea.
O inquérito policial teve origem em informações obtidas a partir da colaboração premiada do ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci Filho.
Foi investigado o pagamento de propina por parte da Camargo Côrrea a agentes públicos, com o fim de suspender e anular a Operação Castelo de Areia.
Metropoles