| 25 outubro, 2019 - 12:02

MPRN lança campanha sobre prioridade no atendimento à pessoa idosa

 

Ela tem o seu viés pedagógico à medida em que leva ao conhecimento dos idosos e de toda a população

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) lançou nesta quinta-feira (24), em suas redes sociais, a campanha Conheça a Prioridade no Atendimento à Pessoa Idosa. A proposta da ação acompanha campanha nacional deflagrada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que adotou a temática do direito à prioridade do idoso, nos diversos atendimentos, por instituições públicas ou privadas.

 De acordo com Suely Magna de Carvalho Nobre Felipe, 42ª promotora de Justiça de Natal, a ideia é mobilizar a população para a promoção da proteção integral do idoso, com ênfase para o atendimento prioritário nos diversos atendimentos, por instituições públicas ou privadas. “A campanha tem a missão de conscientizar e sensibilizar os prestadores de serviços públicos e privados para o atendimento prioritário à pessoa idosa, em especial, aos maiores de 80 anos.

Além disso, ela tem o seu viés pedagógico à medida em que leva ao conhecimento dos idosos e de toda a população, de forma pontual, os direitos a eles deferidos em lei, ao passo em que transmite orientações sobre onde buscar ajuda quando da constatação de violação desses direitos”, explica a promotora de Justiça. O órgão ministerial que tem atribuição especializada na defesa dos direitos coletivos dos idosos em Natal registra um número expressivo de violação aos direitos do idoso, em especial, o direito prioritário no atendimento. Várias demandas que envolvem esse tipo de violação tramitam na 42ª Promotoria de Justiça de Natal. Muitas recomendações foram expedidas nessa seara.

“Em sua maioria, elas têm surtido bons efeitos, razão essa que nos faz acreditar na importância e eficácia da campanha, que deve ter um caráter de continuidade, indo além do mês de outubro”, enalteceu Suely Magna. O Ministério Público conta com o apoio da sociedade em geral para a consolidação de um trabalho de excelência visando a garantia da implementação das políticas públicas voltadas à concretização dos direitos do idoso.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: