| 26 setembro, 2019 - 14:26

Presidente da AMB destaca democracia como garantia para pleno funcionamento do Judiciário em Natal

 

Enfoque esse, destacado pelo juiz Jayme de Oliveira Filho, presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), responsável pela palestra de abertura do evento

Divulgação/TJRN

O 5º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais, realizado nesta quinta-feira, 26, no hotel Ocean Palace, Via Costeira, debateu, dentre os temas abordados junto aos ouvidores dos tribunais brasileiros, a Independência do Poder Judiciário e o alerta para que as reformas políticas, por meio de Projetos de Emenda Constitucional (PEC’s), não restrinjam ou “amordacem” o Poder Judiciário em todo o país. Enfoque esse, destacado pelo juiz Jayme de Oliveira Filho, presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), responsável pela palestra de abertura do evento.

“A democracia funcionando plenamente é garantia de um Judiciário independente. Houve tempos em que a democracia funcionava, mas que restringiu o Judiciário. Mas é preciso a manutenção do alcance das garantias e da autonomia do Judiciário”, analisa o presidente da AMB, que fez um painel com uma linha de tempo em que emendas e restrições e novos avanços marcaram a Justiça brasileira, ao longo das reformas constitucionais.

“Minha fala busca refletir sobre um panorama geral no país e em outros países; se relaciona a refletirmos sobre propostas legislativas que talvez restrinjam garantias de magistrados e do Judiciário”, debate, ao ressaltar o fenômeno das “fake news” com notícias falsas ou mal apuradas direcionadas à Justiça brasileira.

“Trago essas reflexões e inquietações para nos posicionarmos ativamente”, reforça.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: