| 25 setembro, 2019 - 18:12

Participação efetiva das mulheres na política é tema de seminário na UFRN

 

O evento gratuito acontece nesta quinta-feira (26), a partir das 18h30, no auditório da reitoria da UFRN, com as participações de palestrantes da casa e convidados.

Seminário promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral (GPDE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por ocasião do Setembro Cidadão, traz como tema central “Eleições 2020 – participação efetiva das mulheres na política”. O evento gratuito acontece nesta quinta-feira (26), a partir das 18h30, no auditório da reitoria da UFRN, com as participações de palestrantes da casa e convidados.

“A participação das mulheres na política, as estratégias que visem ao aumento da representatividade feminina nos mandatos eletivos são temas debatidos em todo o mundo. O Brasil, infelizmente, ocupa um dos últimos lugares no ranking mundial de efetiva presença feminina no parlamento. O debate em torno da igualdade de gênero passa inquestionavelmente pela participação efetiva das mulheres na vida política do país”, afirmou o coordenador do GPDE/UFRN, professor Daniel Monteiro.

Além do professor Daniel Monteiro que vai falar sobre “Compliance eleitoral e candidatura laranjas”, participam do seminário a professora do curso de Direito da UFRN, Mariana de Siqueira, que falará acerca da “Presença de mulheres negras no parlamento”, os coidealizadores do Setembro Cidadão Lígia Limeira e Jarbas Bezerra que discorrerão, respectivamente, sobre “Fundos públicos e financiamento de campanhas femininas” e “Eleições e cidadania democrática” e, para fechar o evento, a professora doutora da Universidade Federal do Paraná, Eneida Desirée Salgado que falará sobre “Tempo, teto e tática: para uma política por/de/para mulheres”.

Palestrantes:
Eneida Desirée Salgado – mestre e doutora em Direito do Estado pela UFPR, professora de Direito Constitucional e Direito Eleitoral na UFPR, pesquisadora líder no Núcleo de Investigações Constitucionais e coordenadora do Projeto Política por/de/para mulheres.

Mariana de Siqueira – professora Adjunta do curso de Direito da UFRN, doutora em Direito Público, advogada, coordenadora do grupo de pesquisa Direito, Estado e Feminismos (Defem) do curso de Direito da UFRN.

Lígia Limeira – graduada em Direito e Ciências Contábeis, pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública, servidora da Justiça Eleitoral, professora de Direito Eleitoral, cofundadora do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec, coidealizadora do Setembro Cidadão e coautora do Manual Prático das Eleições, Cidadania A-Z, A Família Cidadã e as Eleições, Processo Eleitoral, Lei de Trânsito e Lei Maria da Penha
Jarbas Bezerra – juiz de direito, doutorando pela UFRN, cofundador do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec, coidealizador do Setembro Cidadão e coautor do Manual Prático das Eleições, Cidadania A-Z, A Família Cidadã e as Eleições, Processo Eleitoral, Lei de Trânsito e Lei Maria da Penha
Daniel Monteiro – professor adjunto III da UFRN, doutorando pela UFPR, advogado eleitoralista e professor do Instituto Novo Eleitoral

Seminário “Eleições 2020 – participação efetiva das mulheres na política”
Dia: 26/09
Hora: 18h30 às 22h
Local: Auditório da Reitoria da UFRN (campus central)
Inscrições: gratuitas na hora do evento


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: