| 26 agosto, 2019 - 16:38

Juíza diz que colegas do Judiciário fazem “teste do sofá” e gera polêmica

 

Ela disse que muitas advogadas e servidoras tiveram que fazer “teste do sofá”

Foto: Reprodução/EPOCA

A juíza de Sergipe Patrícia Cunha Paz Barreto de Carvalho deu uma declaração polêmica durante um congresso que discutia o papel da mulher no Judiciário. Ela disse que muitas advogadas e servidoras tiveram que fazer “teste do sofá”.

“Ouço a história de várias carreiras, de delegadas, advogadas, advogadas com juízes, para uma liminar, teste do sofá. Meus colegas fazem às vezes teste do sofá”, afirmou a magistrada em maio de 2018, durante o painel “gênero e a feminização da magistratura” no XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, promovido em Maceió.

“É muito delicado o tema, e não vem à tona. A gente ouve. Lógico que não vem a público. De repente você tem uma amiga que é servidora, então ela se sente à vontade para dizer. Mas é uma coisa velada, escondida, privada”, completou Patrícia.

Em nota, a juíza diz que não estava denunciando colegas de profissão, mas comentando sobre uma prática lamentável, que existe em todo o mundo. Patrícia ressaltou a importância da apuração desses casos pela Justiça.

Além disso, a julgadora criticou o fato de sua fala ter sido noticiada – inicialmente pelo site da revista Época – mais de um ano após ter sido proferida. 

“O Judiciário não merece ser vítima de notícias tendenciosas, nem, tampouco, esta magistrada. Não há justificativas plausíveis para que, há mais de um ano do evento, a imagem desta magistrada e trechos do colóquio sejam selecionados, de forma descontextualizada e tendenciosa, para ferir a imagem de indivíduos e carreiras. Como dito, a divulgação causa estranheza, sendo lamentável, portanto”.

Conjur


Leia também no Justiça Potiguar

1 Comentários
  1. Juíza diz que colegas do Judiciário fazem “teste do sofá” e gera polêmica | Blog do BG

    26/08/2019 às 17:00

    […] mais, inclusive, com nota da juíza, clicando aqui no portal Justiça […]

    Responder

Comente esta postagem: