| 9 agosto, 2019 - 13:24

Magistrados Federais com deficiência ou doença grave podem fazer teletrabalho

 

Resolução 570/19 também permite atuação em regime de auxílio e se estende a casos em que essas condições atingem familiares

Foto: Reprodução Internet

Foi publicada no DOU desta sexta-feira, 9, a resolução 570/19 do CJF. A norma faculta aos magistrados Federais com deficiência ou doença grave formularem pedido de realização de teletrabalho ou de atuação em regime de auxílio em localidade diversa.

A previsão se estende a casos em que as condições de deficiência ou doença grave atingem cônjuge, companheiro ou dependente dos magistrados, podendo estes pedirem a realização do teletrabalho ou a atuação em regime de auxílio em localidade diversa para garantir os cuidados necessários ao familiar.

De acordo com a resolução, para que seja feita a alteração,e necessário que o magistrado formule pedido de realização de teletrabalho ou de atuação em regime de auxílio, especificando os benefícios resultantes de sua atuação no regime requerido. O pedido deverá ser acompanhado de laudo produzido por assistente social ou psicólogo que justifique a imprescindibilidade da alteração no regime de trabalho, e de laudo médico que seja conclusivo à necessidade da manutenção ou mudança de local de trabalho pretendida.

Conforme o texto, a atuação em regime de auxílio se estende a unidades jurisdicionais vinculadas a outro TRF que não seja aquele no qual o magistrado atua, desde que haja instrumento de cooperação entre as Cortes firmado para essa finalidade.

Quando o magistrado atuar em regime de auxílio em outra unidade jurisdicional, caberá ao dirigente desta providenciar instalação, com recursos materiais e humanos adequados, condizentes com a dignidade do cargo, ao membro do Judiciário.

A resolução veda o deferimento de teletrabalho de magistrado no exterior.

Inclusão

Durante a aprovação da minuta da resolução, no último dia 5, o presidente do CJF e do STJ, ministro João Otávio de Noronha falou sobre a necessidade de se construir um Judiciário mais inclusivo.

“Somos atores, enquanto membros de Poder, da construção de uma sociedade mais inclusiva, que exige um olhar permanente e cuidadoso para a existência de déficits físicos ou mentais que exigem um ajustamento das normas, de forma a garantir um desenvolvimento pessoal e social igualitário, assegurando àqueles que se encontram em uma situação de vulnerabilidade pessoal ou social as mesmas oportunidades que os demais cidadãos encontram.”

Confira a íntegra da resolução 570/19 no link: https://migalhas.com.br/arquivos/2019/8/art20190809-09.pdf

Migalhas


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: