| 29 junho, 2023 - 18:09

Governo Lula reservará cota de 2% para transexuais em concurso público

 

Autorizado este mês, o próximo concurso AFT, com 900 vagas para a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), contará com reserva de vagas para transexuais e indígenas. A informação foi dada à colunista Mônica Bergamo, na última quinta-feira, 28. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende

Autorizado este mês, o próximo concurso AFT, com 900 vagas para a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), contará com reserva de vagas para transexuais e indígenas.

Reprodução

A informação foi dada à colunista Mônica Bergamo, na última quinta-feira, 28. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende destinar 2% das vagas para transexuais e 2% para indígenas.

Desta forma, a reserva de cotas para os dois públicos será de 4% do total (900). Este seria o primeiro concurso nacional (Poder Executivo) com reserva de vagas para transexuais.

No país, o Estado do Rio Grande do Sul foi o pioneiro, tendo seus primeiros concursos com cotas para trans realizados recentemente.

Ainda conforme a coluna, além da novidade nas cotas para trans e indígenas, o governo estuda aumentar o percentual para pessoas com deficiência e negros, de 5% para 6% e de 20% para 45%, respectivamente.

Mônica Bergamo


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: