
Tomou posse, nesta segunda-feira (19), no cargo de Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, o Defensor Público Bruno Henrique Magalhães Branco. Ele assume o lugar anteriormente ocupado pelo também Defensor Público Bruno Barros Gomes da Câmara.
A solenidade de posse foi realizada na sede do Primeiro Atendimento da Defensoria Pública, em Natal. Na ocasião, o Subdefensor Público-Geral, Igor Melo, procedeu à leitura do Termo do Termo de Posse.
O Defensor Público e presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do RN, Júlio Thalles, abriu os discursos, seguido do Defensor Público Bruno Câmara, que esteve à frente da Corregedoria durante o biênio 2024-2026.
Em seu discurso de despedida, Bruno Câmara dirigiu agradecimentos à equipe de trabalho, servidores(as) e residentes, e cumprimentou o novo Corregedor-Geral: “Agradeço a acolhida e o suporte de todos e todas que estiveram comigo ao longo desses anos na Corregedoria-Geral, e desejo ao colega Bruno, além de muito sucesso, serenidade, temperança e equilíbrio diante das situações que naturalmente integram o cotidiano da Corregedoria”, ressaltou.
O Defensor Público-Geral do RN, Sidney de Castro, falou sobre o momento de transição: “Esse é um rito de passagem leve, tranquilo, com respeito. Posso dizer que a grande marca desses dois defensores é a admiração recíproca, e muito me orgulha ter colegas tão valorosos ao nosso lado, na Defensoria”, afirmou.
Dr. Sidney de Castro também ressaltou as qualidades do novo Corregedor-Geral e desejou sucesso no novo biênio “ Dr. Bruno Branco é exemplo de retidão, de caráter e de resiliência. Ele é impecável em sua postura, em sua atuação profissional, em sua dedicação aos assistidos e em sua vontade de fazer a diferença. Que seja um biênio tranquilo e que honre todas as suas qualidades”, finalizou.
Finalizando o ato solene, o Corregedor-Geral empossado, Bruno Henrique Magalhães Branco, agradeceu ao Defensor Público-Geral, Sidney de Castro, pela amizade e parceria, e ao Defensor Público Júlio Thalles, presente na ocasião.“Desde quando esse projeto estava iniciando, Dr. Sidney foi alguém que dividiu muitas coisas, coisas que me ajudaram a ir adiante. Agradeço também ao Dr Júlio Thalles que veio de longe para estar presente aqui hoje”.
Dr. Bruno Branco saudou os familiares presentes, membros, servidoras e servidores, residentes e agradeceu ao Defensor Público Bruno Câmara, que esteve à frente da Corregedoria nos últimos dois anos.“Registro a minha imensa gratidão e admiração ao Dr. Bruno Câmara, membro dedicado, presente nas suas atribuições, empático e que deixa seu legado na Corregedoria-Geral. Desejo que, em sua retomada, você encontre felicidade, equilíbrio e que permaneça o mesmo defensor que sempre foi, porque a Defensoria Pública só tem a ganhar com a sua presença”, destacou.
Também estiveram presentes à Solenidade de Posse o Subdefensor Público Geral, Igor Melo, os membros do Conselho Superior da DPERN, Érika Karina e Gudson Barbalho, a Defensora Pública e coordenadora da Assessoria Jurídica da DPERN, Jarina Ravanessa, os Defensores Públicos Luíz Gustavo Alves, Renato Cavalcanti e Rodrigo Gomes, a Juíza de Direito, Ana Carolina Maranhão, a Promotora de Justiça, Michele Carvalho, familiares do novo Corregedor e servidores da DPERN.
A votação para eleição do novo Corregedor ocorreu em 12 de dezembro de 2025, de forma virtual, pelos membros do Conselho Superior, durante sessão extraordinária. Concorreram ao pleito os defensores públicos Bruno Branco e Bruno Barros. O defensor Bruno Branco obteve 4 votos. Já o defensor Bruno Barros, que recebeu três votos, apresentou renúncia à composição da lista durante a própria sessão.
Fonte: DPERN