| 23 novembro, 2025 - 10:12

Evento reunirá mais de 350 representantes de tribunais em Natal a partir de amanhã

 

O objetivo do Encontro é a cooperação de todos os ramos da Justiça na área de gestão de precedentes e aplicação de ferramentas tecnológicas,

Reprodução/TJRN

Mais de 350 representantes do Judiciário brasileiro estarão reunidos em Natal nos dias 24 (segunda-feira) e 25 de novembro (terça), no Costeira Palace, para o IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário, numa iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária (RPCIJ). A Rede é formada pelos Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Justiça Federal do RN (JFRN), Tribunal de Justiça do RN (TJRN), e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

O objetivo do Encontro é a cooperação de todos os ramos da Justiça na área de gestão de precedentes e aplicação de ferramentas tecnológicas, promovendo uma grande troca de experiências voltadas à prevenção de conflitos, fraudes e litigâncias predatórias.

A abertura contará com a participação do ministro Sérgio Luiz Kukina, do Superior Tribunal de Justiça. O ministro vai fazer uma palestra sobre como a Inteligência Judicial pode ser uma estratégia para transformação do Poder Judiciário. Na palestra, o ministro falará também sobre o problema dos limites e do mal uso da inteligência artificial na área Jurídica. Principalmente pelo uso indiscriminado em decisões, petições de advogados e uso de jurisprudência sem conferir sua veracidade.

O evento está sendo patrocinado por Fecomércio/RN, Senac, Sebrae, FIERN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. E conta ainda com os apoios do Hotel Costeira Palace, Astra, SICOOB Judiciário, ANOREG, Aqua Coco, Bolacha Jucurutu, Sintrajurn, UNIRN e da AMARN.

Além da palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Luiz Kukina, o IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário contará na abertura com uma palestra da Conselheira do Conselho Nacional de Justiça – CNJ Daniela Pereira Madeira falará sobre “Os Centros de Inteligência como instrumento de governança no Poder Judiciário”.

A programação contempla ainda painéis e oficinas temáticas, conduzidas por magistrados(as) de diferentes ramos do Judiciário. Também terá oficinas por ramos da justiça: Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Estadual e Instituições Externas (Procuradorias, Defensorias e Advogados).

No encerramento, o procurador da República e professor titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Antônio do Passo Cabral vai ministrar palestra sobre “Centros de Inteligência e Arquiteturas Judiciárias Inovadoras”.

Serviço:
Evento: IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário
Data: 24 e 25 de novembro de 2025
Local: Hotel Costeira Palace (Avenida Dinarte de Medeiros Mariz, 1195, Via Costeira, Natal/RN).

Fonte: TJRN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: