Nos dias 24 e 25 de novembro de 2025, a capital potiguar será o ponto de encontro de desembargadores, magistrados e servidores de todo o país durante o IV Encontro Nacional dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário.
O evento reunirá representantes da Justiça Estadual, Federal, do Trabalho e Eleitoral em uma ampla programação voltada à integração, à cooperação e à inovação na gestão judiciária. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário eletrônico. Clique aqui para se inscrever.
Entre os temas em debate estão a prevenção de conflitos, o enfrentamento da litigância abusiva, o monitoramento de demandas repetitivas e o uso de tecnologias aplicadas à gestão processual.
De acordo com o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TJRN, Reynaldo Odilo, o evento é uma ótima oportunidade de troca de experiências entre os Centros de Inteligência de todos os tribunais do país.
“O encontro é multifacetado. Ele reunirá representantes dos quatro ramos da Justiça, e cada um trará suas vivências e soluções para desafios comuns”, destacou o magistrado.
Ainda segundo o juiz Reynaldo Odilo, a expectativa é de que as discussões, oficinas e propostas geradas durante o Encontro impulsionem a consolidação de práticas mais inteligentes e sustentáveis.
Para ele, a ideia é ampliar o alcance dos Centros de Inteligência, fortalecendo-os como espaços de articulação, monitoramento e formulação de soluções para os desafios da Justiça.
“Mais de 20 Tribunais de Justiça do Brasil já se inscreveram e vão marcar presença. O encontro simboliza uma nova visão de atuação dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário: mais compartilhada e cooperativa. A partir das trocas, tiraremos ideias que venham contribuir para uma maior otimização da força de trabalho dos tribunais, com o objetivo de trazer o bem à coletividade”, destaca o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Reynaldo Odilo.
O encontro conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é promovido pela Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária (RPCIJ), composta pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN),
Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21).
A programação do evento contará com palestras, painéis e oficinas interativas, conduzidas por especialistas e autoridades nacionais.
Fonte: TJRN