| 13 outubro, 2025 - 06:20

Consumidora de Touros será indenizada por danos causados por oscilações de energia

 

A autora relatou que mora na zona rural de Touros e enfrenta oscilações diárias de energia, mesmo após várias tentativas de resolver o problema com a Cosern.

Foto: Freepik

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi condenada a pagar R$ 2.450,00 por danos materiais e R$ 5 mil por danos morais após uma moradora de Touros perder eletrodomésticos devido a oscilações de energia. O juiz Rainel Batista, do Juizado Especial Cível de João Câmara, determinou a reparação.

A autora relatou que mora na zona rural de Touros e enfrenta oscilações diárias de energia, mesmo após várias tentativas de resolver o problema com a Cosern. Como resultado, dois eletrodomésticos foram danificados, incluindo uma televisão e um ventilador. Ela apresentou comprovantes de compra e fotos do medidor de energia para mostrar as variações de tensão.

A Cosern, por sua vez, alegou falta de documentos comprobatórios e negou falhas no fornecimento de energia. Defendeu ainda que não havia vínculo entre os danos e o serviço prestado, e que não havia justificativa para danos morais.

O juiz considerou que o caso envolve relação de consumo, com a moradora sendo consumidora e a Cosern fornecedora de serviço essencial. Destacou também que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, a inversão do ônus da prova favorece a parte autora. A análise do medidor e laudos técnicos indicaram falhas no fornecimento de energia, o que levou à conclusão de que a responsabilidade pela falha era da concessionária.

O juiz concluiu que, devido à essencialidade do serviço de fornecimento de energia elétrica, qualquer falha no serviço configura responsabilidade da Cosern pelos danos causados.

Com informações do TJRN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: