O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, com 720 mil toneladas de pesticidas para uso agrícola, de acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Essa quantidade representa quase 60% a mais do que a utilizada pelos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial.
Por trás dos números, estão milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais que trabalham diretamente na aplicação do insumo e estão sujeitos a inúmeros problemas de saúde, incluindo intoxicações agudas e crônicas, além de danos aos sistemas nervoso, respiratório, reprodutivo e endócrino.
Seminário
Para marcar o Dia do Trabalhador Rural, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GETRIN) do Programa Trabalho Seguro reúne especialistas e interessados, no próximo dia 26 de julho (sexta-feira), das 9 às 12h, no seminário Trabalho Rural – Agrotóxicos: Saúde é a melhor colheita.
O encontro terá abertura do desembargador Eduardo Rocha, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN).
Os debates terão a coordenação do desembargador Bento Herculano Duarte e do juiz Alexandre Érico da Silva, coordenadores do Programa Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte.
As palestras serão realizadas na Escola Judicial do TRT-RN e analisarão os impactos dessa realidade na saúde, na segurança e no meio-ambiente de trabalho no campo.
Participarão do seminário, os engenheiros agrônomos Marcos Antônio Barbosa Moreira (doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná) e Francisco Jozivan do Nascimento (doutor em Agronomia: Ecologia Vegetal e Meio Ambiente pela UFPB).
As discussões do seminário serão encerradas com uma exposição do juiz do trabalho do TRT-RN aposentado e professor do IFRN, Edwar Abreu Gonçalves.
Realize a sua inscrição e participe (clique aqui).