Em uma solenidade com a presença de magistrados, advogados e profissionais da área do Direito, o juiz da 15ª Vara Criminal de Natal – Auditoria Militar, Jarbas Bezerra, promoveu, na sexta-feira (22/9), na Sala de Audiências daquela unidade judicial, o descerramento da placa em homenagem a advogada Kátia Nunes, falecida em junho e que dedicou décadas de sua atuação à defesa dos agentes da segurança pública. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Amílcar Maia foi representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Diego Cabral.
A solenidade contou com Termo de Leitura da Ata de Inauguração, possibilitada através da homologação pelo Tribunal de Justiça por meio da Resolução N° 35, de 20 de setembro, atendendo a uma indicação do magistrado Jarbas Bezerra. Com isso, a Sala de Audiências da 15ª Vara Criminal de Natal – Auditoria Militar, passou a denominar-se “Dra. Kátia Nunes”, pelos relevantes serviços prestados à advocacia do Estado do Rio Grande do Norte, onde chegou a ocupar o cargo de Presidente da Comissão de Segurança Pública e Ressocialização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RN.
Segundo Jarbas Bezerra, a jovem advogada se destacava frente aos advogados do sexo masculino por ser a única mulher a atuar na unidade judicial e pela defesa que fazia dos policiais militares, “quando passou a demonstrar, sabiamente, os seus ideais de justiça e a boa defesa dos seus constituídos”. O magistrado destacou a boa relação dela com os servidores da Casa, com membros do Ministério Público e com ele próprio ou qualquer outro que o substituísse.
“(…) respeitava a todos, mas era altiva em seus entendimentos e na defesa intransigente dos seus constituintes, utilizando-se sempre de princípios éticos em prol da boa aplicação da justiça”, comentou, ressaltando o otimismo ímpar que a homenageada tinha pela vida e pela profissão que abraçava, assim como a personalidade simples e de caráter humilde. “Que os seus gestos, as suas atitudes e o seu bom caráter possam ser seguidos pelos que vierem”, concluiu.
Família e amigos
O filho de Kátia Nunes, Éric Nunes, falou em nome dos familiares dizendo que “é com muito orgulho que recebo a presente homenagem em nome da minha mãe, Drª Kátia Nunes. Ela que foi aguerrida militante da causa militar que atendia a todos os seus clientes com o coração”. Disse que se estivesse viva, ela estaria feliz com a homenagem prestada. “Ela pode não estar aqui fisicamente, mas está no coração de cada um e em seus pensamentos”, agradeceu a todos pela iniciativa.
Familiares, amigos e colegas de profissão da homenageada compareceram à Sala de Audiências da 15ª Vara Criminal de Natal
Presidente da OAB/RN, o advogado Aldo Medeiros disse que também é contemporâneo da homenageada na UFRN e que, desde aquele tempo, firmaram uma “enorme amizade”. Ele disse que acompanhou o trabalho dela na advocacia e que é testemunha ocular da capacidade dela de luta, da honestidade de princípios e do grande poder de aglomerar coisas positivas para as causas que ela abraçava. Disse que logo ela se identificou com as causas dos servidores policiais, especialmente os policiais militares.