Os dois Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), de Natal e Mossoró, conseguiram conciliar cerca de 50% dos processos de execução, de primeiro e segundo graus, recebidos por eles em 2023.
No total, os Cejuscs receberam mais de 835 processos de execução este ano, atendendo mais de 15 mil pessoas e conciliando 350 processos, o que resultou em um valor final de R$ 20 milhões em acordos.
“Esse é um bom desempenho que nos deixa entre os três melhores tribunais do trabalho do país”, ressaltou o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN), desembargador Eduardo Serrano da Rocha, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).
Para ele, a “conciliação é uma boa solução porque agiliza a tramitação do processo e permite que o trabalhador receba efetivamente seus direitos”.
A juíza Simone Medeiros Jalil, coordenadora do Cejusc-Natal, lembra que este ano, na Semana Nacional de Conciliação, “foram conciliados muitos processos nas fases de conhecimento e de execução, o que é um resultado muito bom”.
Ela já está envolvida nos preparativos para a Semana Nacional da Execução Trabalhista, que será realizada em setembro. A expectativa da coordenadora do Cejusc-Natal é de que esses bons resultados se repitam durante a Semana de Execução, que mobiliza todos os órgãos jurídicos do TRT-RN.
Execução
A Justiça do Trabalho promoverá, de 18 a 22 de setembro, a 13ª Semana Nacional da Execução Trabalhista. O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), será realizado em todo o país.
A Semana de Execução tem como principal meta a solução de processos que estão na fase de execução (ações em que não há mais possibilidade de recurso e aguardam o pagamento do que foi definido em juízo).
Esta edição terá como slogan “Processos são vidas – A Justiça além dos números”. A Semana Nacional da Execução Trabalhista já movimentou, em suas edições anteriores, mais de R$ 14 bilhões.