O primeiro dia da 7ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, no Rio Grande do Norte, foi marcado por inúmeros acordos durante as audiências realizadas nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), em Natal e Mossoró.
Entre os processos agendados e conciliados, nesta segunda-feira (22), se destacam um acordo firmado entre mais de 200 ex-empregados da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).
Ao todo, 400 processos individuais e coletivos estão agendados pelo CEJUSC na capital e interior do estado até a próxima sexta-feira (26).
A Semana da Conciliação foi aberta em Natal pelo desembargador Eduardo Rocha, presidente em exercício do TRT-RN e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e contou com a presença de magistrados, advogados e representantes da Amatra, Ordem dos Advogados do Brasil, Fecomércio e FIERN.
“O acordo é uma figura permanente que existe no processo trabalhista e busca resolver os conflitos”, defende Eduardo Rocha. A expectativa do desembargador é de que até o final da semana sejam fechados muitos acordos entre as partes.
O servidor Emílio de Gregório, que integra o grupo de conciliadores do TRT-RN, também fez uma apresentação musical que emocionou os presentes.
Conciliação
Na sexta-feira (26), o CEJUSC Natal realizará duas audiências importantes: uma pela manhã, às 9:00 h, com os ex-funcionários do hotel Parque da Costeira e uma outra à tarde, às 14:00 h, com os ex-empregados da Viação Jardinense.
De janeiro a abril deste ano, as Varas do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) realizaram 2.686 acordos, na capital e interior do estado.
Segundo os sistemas e-Gestão e SAGe, durante esse período, foram pagos aos reclamantes o valor de R$ 117.249.783,32 em decorrência de execuções, acordos e pagamentos espontâneos.