| 31 janeiro, 2023 - 09:36

Sistema online de cartórios entra em vigor a partir desta terça-feira

 

O Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) entra em vigor em todo o Brasil a partir desta terça-feira (31). O novo sistema vai possibilitar o acesso, de forma remota e eletrônica, aos serviços de registros públicos. Apesar de muitos cartórios brasileiros já oferecerem seus serviços de forma digital, a implementação do sistema online unificado permite que todos

O Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) entra em vigor em todo o Brasil a partir desta terça-feira (31). O novo sistema vai possibilitar o acesso, de forma remota e eletrônica, aos serviços de registros públicos.

Apesar de muitos cartórios brasileiros já oferecerem seus serviços de forma digital, a implementação do sistema online unificado permite que todos os cartórios do país possam fornecer serviços digitais de modo padronizado.

Assim, será possível acessar informações de qualquer cartório do Brasil, já que a adesão ao Serp é obrigatória para todos os oficiais regulados pela Lei de Registros Públicos.

A partir do dia 31, começa a funcionar também o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). Por meio dele, será possível fazer um levantamento de quais imóveis estão associados a determinado CPF ou CNPJ e verificar se há restrições ou gravames de qualquer origem sobre bens móveis e imóveis.

Ilustrativa

Documentos eletrônicos

Por meio do Serp, será possível a recepção e o envio de documentos e de títulos em formato eletrônico. A expedição de certidões e de informações também, mediante assinatura eletrônica avançada ou qualificada.

Caso o cidadão esteja no Rio Grande do Sul e precisar de uma certidão de nascimento em São Paulo, por exemplo, será possível conseguir o documento de maneira muito mais eficiente por meio da implementação da Serp.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: