O TJRN tem trabalhado no sentido de agilizar o pagamento dos credores constantes na Lista Cronológica de pagamentos de precatórios. Bruno Lacerda, juiz responsável pela Divisão de Precatórios do Poder Judiciário potiguar, assinou, em 12 de agosto, a liberação dos ofícios de 121 processos da ordem cronológicas que estavam parados. Esses processos, que chegaram à Divisão de Precatórios em 2021, são de credores do município de Natal e representam cerca de R$ 5 milhões.
Este avanço foi possível por causa do avanço no pagamento da Lista de Prioridades, que contempla beneficiários com doenças graves, maiores de 60 anos ou que tenham deficiência.
A liberação dos ofícios é importante porque a partir daí, o valor em dinheiro referente a cada processo de precatório é depositado em contas individuais dos credores, abertas no Banco do Brasil. Ficando a partir deste instante apto ao saque ou outra opção a cargo do beneficiário.
“É muito importante que as pessoas tenham conhecimento de que o pagamento da ordem cronológica está sendo feito. Ainda que não haja uma previsão de data para alguns, é importante para o credor saber que a fila de pagamento está andando”, explica Lacerda.