| 19 agosto, 2020 - 15:00

Servidores do TJRN dispõem de acesso gratuito a livros e banco unificado de jurisprudência

 

Por Rodrigo Leite Servidores e juízes que atuam no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte têm à sua disposição um Banco de Jurisprudência gratuito e atualizado de todos os Tribunais de Justiça do país. Trata-se de uma ferramenta, disponibilizada pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva (Esmarn),

Reprodução

Por Rodrigo Leite

Servidores e juízes que atuam no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte têm à sua disposição um Banco de Jurisprudência gratuito e atualizado de todos os Tribunais de Justiça do país. Trata-se de uma ferramenta, disponibilizada pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva (Esmarn), que permite acesso aos melhores livros do Brasil, artigos e jurisprudências, tudo em uma apenas uma página da internet.

O coordenador administrativo da entidade, juiz Cleanto Alves Pantaleão Filho, explicou que a Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, procurando atender às necessidades dos magistrados e servidores e em resposta, inclusive, a um pleito formulado pelo SindJustiça, está disponibilizando os acessos a três plataformas digitais: a Revista dos Tribunais, a Biblioteca Proview e a Minha Biblioteca. (Veja tutorial em anexo com passo a passo para acessar os conteúdos).

“Com isso, procuramos dar continuidade ao Programa Biblioteca Jurídica (PBJ), criado em 2013 e agora atualizado ao formato digital. Com a suspensão das atividades presenciais e a adoção do trabalho remoto, a importância dessas ferramentas ficou ainda maior, permitindo que mantivéssemos altos índices de produtividade, mesmo durante a pandemia”, disse.

A Esmarn orienta aos servidores que acessem essas bibliotecas todos os dias, tal como ocorre o ingresso no SAJ ou no PJe. Ou seja, que o acesso seja um hábito, pois os contratos que garantem este serviço gratuito somente serão renovados se houver um número determinado de acessos.

“Divulguem as informações acima entre colegas do seu grupo de trabalho para que cada vez mais pessoas tenham acesso a essa riquíssima fonte de conhecimento e pesquisa. Temos uma biblioteca em casa, em nossas mãos. Não devemos nem podemos perder essa oportunidade”, alertou o diretor da Esmarn, desembargador Saraiva Sobrinho.

Acesso

O acesso para os servidores e juízes é permitido através do site da Esmarn, que disponibiliza três bibliotecas virtuais: Minha BibliotecaBiblioteca Proview e Biblioteca Revista dos Tribunais.

Para ingressar na “MINHA BIBLIOTECA” o servidor precisa ligar para a Esmarn e falar com o servidor Severino Neto através do link: https://bit.ly/2Fkgu4v e do telefone: 98809-0001. Ele liberará o acesso. A “Minha Biblioteca” permite o acesso a livros das editoras Saraiva, Método, Forense, Manole, por exemplo.

Na “BIBLIOTECA PROVIEW” o servidor tem acesso a todos os livros da Editora Revista dos Tribunais. Para acessá-la, o servidor deve proceder com o mesmo procedimento através do link: https://tmsnrt.rs/2XSjtrm e do telefone: 98809-0001.

Já Na biblioteca “REVISTA DOS TRIBUNAIS”, o servidor poderá ter acesso a todos os artigos das Revistas da RT e a um banco de jurisprudência gratuito, atualizado e de todos os tribunais do país numa só página, num só lugar.

Para ter acesso a essa última plataforma, o servidor tem que baixar o VPN na página de trabalho remoto do TJRN, já que essa é a única biblioteca que a liberação não ocorre ligando para a Esmarn. Contudo, o servidor encontrará orientações para baixar o VPN no link: https://bit.ly/3gRSzqZA Editora Juspodivm não tem material disponível porque não possui livros eletrônicos.

O site da Esmarn é: http://www.esmarn.tjrn.jus.br/.

Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 98809-0001 (Severino Neto).


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: