| 6 março, 2020 - 19:20

TJRN celebra a força da mulher na construção do Judiciário potiguar

 

Mulheres representam 45% dos servidores do Poder Judiciário Potiguar

Foto: Divulgação TJ RN

A celebração da importância, da capacidade e do talento daquelas que fazem a Justiça potiguar marcou o início das atividades, desta sexta-feira (6), no prédio sede do Tribunal de Justiça do RN. Na manhã de hoje aconteceu um momento de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março. Magistradas e servidoras confraternizaram com um café da manhã dedicado a essas profissionais que constroem diariamente a Justiça Estadual, dando o melhor de cada uma para o desenvolvimento da instituição. O evento contou também com a presença das desembargadoras Zeneide Bezerra e Judite Nunes, além do presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, que homenageou em seu discurso todas as mulheres presentes.

Cada vez mais as mulheres se fazem presentes em todas as esferas do poder público. Os avanços são visíveis, as conquistas se multiplicam e isso conta com a atuação do Poder Judiciário, que tem trabalhado gradativamente em políticas que almejam promover as mudanças necessárias, para que seja alcançada a equidade de gênero em todos os recantos em que se alcança a aplicação da lei.

“Vocês, mulheres, representam 45% dos servidores do Poder Judiciário Potiguar, quase a metade da nossa força de trabalho. Criatividade e energia que leva adiante nosso Tribunal de Justiça, e é por isso que eu quero agradecer a você por essa força, dedicação e responsabilidade”, disse o presidente João Rebouças.

Criado em agosto de 2019, o Comitê de Valorização da Mulher do TJRN, o “Feminina”, tem realizado encontros onde as magistradas e servidoras da instituição se reúnem para refletir sobre seus papéis dentro do âmbito do trabalho. O comitê já esteve nas comarcas de Caicó, Mossoró, Areia Branca, Parnamirim e Macau e em Natal, nas unidades do Complexo Judiciário, Ouvidoria, Corregedoria, Fórum Miguel Seabra Fagundes.

Para a desembargadora Zeneide Bezerra, presidente do “Feminina”, as mulheres estão conquistando seu espaço. “Nós mulheres estamos conseguindo nosso próprio lugar, pela inteligência, educação e vontade que todos vejam que somos tão capazes quanto os homens. As mulheres têm um olhar diferenciado e uma visão mais sensível ao mundo, isso também constrói o Judiciário potiguar”.

“Eu sinto que a cada instante nós vamos conquistando mais espaços e, embora não estejamos nos mesmos lugares ocupados por homens, estamos muito perto disso. Vamos em frente, pois ninguém nos faz menor sem o nosso consentimento e vamos sempre à luta, pensando na igualdade para que todos fiquem no mesmo patamar, por que é isso que nós, mulheres, queremos”, declarou a desembargadora Judite Nunes, também integrante do Comitê de Valorização da Mulher.

Para a secretária de Comunicação Social do TJRN, jornalista Andreia Ramos, a mulher ainda exerce o importante papel de educar as próximas gerações. “Todas que estamos aqui temos irmãos, pais, filhos, maridos. Cabe também a nós educá-los contra a violência de gênero. Devemos educar pela igualdade, porque se nós somos mais da metade da população, a outra metade são nossos filhos, então a responsabilidade também é nossa”, destacou a secretária, também integrante do Feminina.

TJ RN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: