Foram aprovadas, na 1ª sessão ordinária de 2020 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), as propostas de modelos de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus e do CSJT para o ciclo 2021-2026.
Os documentos foram elaborados por um Grupo de Trabalho do qual fez parte a Coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Karla Sousa da Motta.
“Apenas sete tribunais regionais participaram do Grupo de Trabalho e o TRT-RN foi um deles. Uma grande oportunidade para contribuirmos de forma efetiva com o planejamento estratégico da Justiça do Trabalho não somente em âmbito local, mas em todo o país”, avalia Karla Motta.
As propostas apresentadas pelo GT são resultado de uma série de reuniões que aconteceram em Brasília e por videoconferência e trazem a estratégia como ferramenta de gestão, além de diretrizes para elaboração, execução, monitoramento e revisão dos futuros planos estratégicos produzidos.
Para tanto, eles dispõem sobre as exigências normativas, os projetos temáticos, o alinhamento entre os órgãos acerca da execução do orçamento, da gestão de riscos, dentre outros.
As matérias foram aprovadas sem ressalvas e convertidas em resolução, devendo ser implantadas a partir de 2020 para elaboração do planejamento estratégico do ciclo 2021-2026 da Justiça do Trabalho e do TRT-RN.