| 18 fevereiro, 2020 - 16:33

MPRN e órgãos de segurança lançam campanha pela paz nos estádios

 

Reunindo representantes de várias instituições, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lançou nesta terça-feira (18) a campanha pela paz nos estádios e realizou uma coletiva de imprensa para apresentar as providências que estão sendo tomadas para garantir a ordem e a segurança para os torcedores, dentro e fora dos estádios. Com o

Reunindo representantes de várias instituições, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lançou nesta terça-feira (18) a campanha pela paz nos estádios e realizou uma coletiva de imprensa para apresentar as providências que estão sendo tomadas para garantir a ordem e a segurança para os torcedores, dentro e fora dos estádios. Com o mote “Vista-se de Paz e vá ao estádio”, a arte que ilustra a campanha foi assinada pelo chargista Rodrigo Brum (@rabiscosdobrum) e está disponível nas redes sociais do MPRN

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a Defensoria Pública Estadual, as Polícias Civil e Militar e a Federação Norteriograndense de Futebol se uniram ao MPRN para juntos somar esforços para que os torcedores e famílias voltem a frequentar os estádios e praças esportivas sem medo.  

 “A campanha é uma tentativa de entendimento com as torcidas, principalmente, para que superemos essa escalada de violência sem que para isso precisemos recorrer a medidas ostensivas”, declarou o procurador-geral de Justiça do MPRN, Eudo Leite, reforçando que o MPRN, além da campanha, montou uma comissão especial para acompanhar os inquéritos que dizem respeito aos torcedores violentos, vai tomar outras medidas visando identificar cada um dos maus torcedores e buscar judicialmente o afastamento dos mesmos dos estádios, e, enfim, buscará acordos com as arenas esportivas, torcidas organizadas e Federação no sentido de reforçar a segurança e afastar os torcedores violentos das praças esportivas. 

A comissão envolve membros da 79ª Promotoria de Justiça Criminal, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça Criminais (Caop Criminal). “O papel do Ministério Público é apoiar o bom torcedor, mas também investigar o mau torcedor”, destacou o titular da 79ª Promotoria de Justiça Criminal, Luiz Eduardo Marinho Costa.  

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Canindé de Araújo Silva, a campanha conjunta é de fundamental importância. “Conclamamos os cidadãos para que vão na paz para os estádios”, complementou.  O juiz auxiliar da presidência do TJRN, Geraldo Motta, garantiu medidas como um juizado específico com escalas de plantão para os dias dos jogos. “Nossas tratativas são para elaborar medidas mais compatíveis para diminuir a violência nos estádios. Isso precisa acabar, pois sem a participação do torcedor, não tem sentido a partida.” “Essa campanha é muito oportuna. Quando a família vai aos jogos é lazer, é exercício da cidadania e a segurança é um direito para eles. Precisamos garantir essa segurança. Temos uma coordenação especial geral para os jogos, assim como um delegado supervisor do dia”, contou a delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), Ana Cláudia Saraiva.

A Polícia Civil também implementou uma comissão específica para analisar os inquéritos instaurados. “Além disso, estamos garantindo uma equipe da PC para a lavratura dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) no local dos jogos, para que não haja prejuízo ao policiamento extensivo no local das partidas”, acrescentou.  Para o jogo desta quarta-feira (19), o comandante-geral da Polícia Militar, Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, anunciou que o planejamento para a segurança inclui 640 policiais em serviço extra que vão se dividir pelas imediações e paradas de ônibus no entorno do Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, além de patrulhamento nas vias de acesso ao local desde a Zona Norte e a Zona Sul.

“As torcidas terão local específico para se reunir e serão acompanhadas para o estádio em horários distintos”, contou.  O presidente da Federação Norteriograndense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva, reforçou que o MPRN e a PM são os maiores parceiros do futebol.

“A população precisa saber que 48h antes de toda partida é preparado um plano de ação formal, público e transparente. Precisamos pedir a punição severa para os maus torcedores”, frisou. O mote da campanha elaborada pelo MPRN é “Futebol é a alegria do povo brasileiro. É o esporte da paixão, que reúne multidões. Nem sempre o resultado é o esperado, mas o amor pelos nossos clubes supera qualquer tropeço”.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: