| 10 setembro, 2019 - 09:25

Quer casar, mas está sem grana? TJ vai realizar mais de 900 casamentos gratuitos até o fim do ano

 

Os casamentos comunitários gratuitos são um momento de promoção da cidadania

Foto: Divulgação/TJRN

Responsável pelas ações sociais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) irá promover a oficialização de mais 900 casamentos civis em cerimônias comunitárias realizadas em parceria com municípios e cartórios até o fim deste ano. Em julho, o TJRN oficializou 50 uniões, em evento no Iate Clube de Natal comemorativo aos 127 anos do Tribunal de Justiça.

Parte do programa Justiça na Praça, os casamentos comunitários gratuitos são um momento de promoção da cidadania, facilitando o acesso àquelas pessoas que não têm condições de custear os procedimentos junto a um cartório.

Além do momento marcante para os noivos, a Justiça faz a diferença promovendo o incentivo para que as pessoas fortaleçam seus laços afetivos e reconheçam e regularizem suas uniões civis, muitas já consolidadas na prática há anos, mas carentes do reconhecimento legal.

Calendário

As próximas edições acontecem no dia 14 de setembro (sábado), com a participação de 50 casais, no Santuário de Santos Reis, em comemoração ao aniversário do bairro das Rocas, em Natal; e, no dia 20 de setembro (sexta), 300 casais irão oficializar sua união civil em Currais Novos.

Em outubro, no dia 11, o TJRN e a Assembleia Legislativa promovem casamento comunitário com participação de 100 casais, na Praça Sete de Setembro.

Em novembro, estão previstas duas cerimônias coletivas: dia 14 de novembro, em Areia Branca, com participação de 150 casais; e no dia 30 de novembro, em Pau dos Ferros, com a oficialização de 100 casamentos.

O calendário de casamentos será encerrado em Parnamirim, no dia 6 de dezembro, com a participação de 200 casais.

Justiça e Escola

O NAPS também vai promover quatro edições do programa Justiça e Escola até o fim do ano: em João Câmara (19 e 20 de setembro), Nova Cruz (10 e 11 de outubro), Macau (7 e 8 de novembro) e Guamaré (12 e 13 de dezembro). Por meio da metodologia de “O caráter conta”, o programa trabalha junto às escolas os valores da cidadania, zelo, senso de justiça, responsabilidade, respeito e sinceridade.


Leia também no Justiça Potiguar

2 Comentários
  1. Quer casar, mas está sem grana? TJ vai realizar mais de 900 casamentos gratuitos até o fim do ano em Natal e região, e ainda interior | Blog do BG

    10/09/2019 às 09:37

    […] de custear os procedimentos junto a um cartório. Leia matéria completa com calendário aqui no Justiça […]

    Responder
  2. Bruno Nascimento

    10/09/2019 às 12:10

    Como que faz pra se inscrever?

    Responder

Comente esta postagem: