
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/TJRN) apresentou à Presidência da Corte estadual, a nova versão do Sistema de Pagamento de Requisições de Pequeno Valor (SISPAG-RPV). Segundo os desenvolvedores, a nova solução vem para corrigir deficiências que se apresentaram ao longo de pouco mais de dez anos de uso, diante da própria defasagem da relação entre demandas crescentes e tecnologia.
As Requisições de Pequeno Valor (RPV’s) são pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas, para pessoas física e jurídica, decorrentes de decisão judicial definitiva, cujo valor é de até 20 salários-mínimos, se o devedor for o Estado.
O presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, avaliou positivamente o novo sistema desenvolvido pela Setic. “Essas soluções trazem resultados mais rápidos e práticos. Não adianta nossa presença, enquanto Judiciário, se não atingirmos o jurisdicionado com soluções como essa. Eu tenho orgulho dessa nossa secretaria, que é destaque não só estadual, mas em nível nacional”, avalia desembargador Ibanez.
Segundo Ana Paula Flor, diretora do Departamento de Sistemas da Setic, a nova versão do SISPAG-RPV levou seis meses para ser elaborada e está pronta para ser implementada. O sistema beneficiará o trabalho de todas as unidades que realizam o pagamento de RPV’s.
“O SISPAG-RPV será disponibilizado não só o Fórum Fazendário, mas para todas as Comarcas do TJRN e beneficiará o jurisdicionado com mais rapidez”, explica Ana Paula Flor.
Conforme Wallace Pinto, chefe do setor responsável pelas emissões das RPV’s, a atualização trará mesmo soluções para questões que vinham sendo enfrentados, como lentidão, inconsistências e até interrupções de funcionamento.
“Com os problemas decorrentes dessa defasagem do sistema, ao longo do tempo, hoje só estávamos conseguindo emitir uma média de 100 RPV’s. Com essa versão atual, subirá para 500 emissões ou mais”, comemora Wallace Pinto, ao antecipar que o sistema deve entrar em vigor na próxima semana.
Fonte: TJRN