| 1 outubro, 2025 - 08:31

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte adotará nova versão mais ágil e segura do sistema PJe

 

Além disso, a atualização traz a possibilidade de assinaturas múltiplas em petições, permitindo, por exemplo, que advogado(a) e procurador(a) assinem o mesmo documento.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) adotará nos próximos dias a nova versão 2.9.7.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A atualização traz avanços significativos em agilidade, segurança e experiência do usuário, desde o envio de petições até o acompanhamento processual. O TJRN será o primeiro Tribunal de Justiça do Brasil a adotar essa versão.

Entre as novidades, estão melhorias técnicas, como a refatoração da aba “minhas petições” no painel do usuário externo, otimização da tela de cadastro de pessoas físicas, jurídicas ou autoridades, e maior rapidez no retorno de processos entre instâncias pelo Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI).

Além disso, a atualização traz a possibilidade de assinaturas múltiplas em petições, permitindo, por exemplo, que advogado(a) e procurador(a) assinem o mesmo documento.

A nova versão também incorpora o recurso “VídeoPlay”, que possibilita a execução de vídeos diretamente nos autos digitais e inclui o botão de “Impressão conjunta de ementa” no 2º Grau.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, Gerânio Gomes, esses e outros ajustes foram incorporados para tornar o sistema mais estável e funcional, fazendo com que o TJRN dê um avanço tecnológico significativo.

“Com a nova versão do PJe, daremos um grande salto tecnológico, passando da versão 2.3.0.0 para a 2.9.7.0. Essa atualização chega repleta de melhorias, com destaque para o desempenho aprimorado, garantindo mais agilidade, rapidez nas respostas e eficiência nas buscas.

Outro ponto de destaque é que seremos o primeiro Tribunal de Justiça do Brasil a implantar essa versão, o que reforça nosso compromisso com o aprimoramento contínuo e com a melhor experiência para os nossos usuários”, destaca o secretário.

Suspensão de prazos e serviços
Para viabilizar a implementação da nova versão do PJe, o TJRN publicou a Portaria Conjunta nº 31/2025, determinando a suspensão dos prazos processuais entre os dias 3 e 10 de outubro, em todas as unidades da Justiça estadual. O documento foi divulgado na edição de 19 de setembro do Diário de Justiça Eletrônico (DJe).

No caso dos serviços do sistema, a suspensão ocorrerá de 3 a 6 de outubro, período em que ficarão indisponíveis consultas a autos digitais, transmissão eletrônica de atos processuais, bem como acesso a citações, intimações e notificações eletrônicas.

Com a indisponibilidade do PJe para a mudança de versão, os sistemas SIGPRE, SISPAG RPV e NUGEP também ficarão indisponíveis.

Em caso de eventuais instabilidades, o TJRN disponibiliza canais de suporte à comunidade jurídica: a Central de Serviços de TIC (https://agile.tjrn.jus.br/), o telefone (84) 3673-8390, com atendimento inclusive aos finais de semana, e o chatbot pelo WhatsApp no contato (84) 4042-1128.

Fonte: TJRN


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: