| 17 maio, 2024 - 10:01

Juiz Fernando Jales despede-se da Corte do TRE-RN

 

Na sessão plenária desta quinta-feira (16), o juiz Fernando de Araújo Jales Costa despediu-se da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), após dois biênios. O jurista é advogado de carreira e tomou posse como juiz titular no cargo para o biênio 2019-2021, sendo reconduzido para o biênio 2022-2024.  Antes do


Jurista da classe dos advogados, Fernando Jales permaneceu no cargo por dois biênios

Na sessão plenária desta quinta-feira (16), o juiz Fernando de Araújo Jales Costa despediu-se da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), após dois biênios. O jurista é advogado de carreira e tomou posse como juiz titular no cargo para o biênio 2019-2021, sendo reconduzido para o biênio 2022-2024. 

Antes do início da sessão, os membros da Corte prestaram homenagem ao juiz, que além de atuar como advogado, foi ainda secretário-geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e consultor jurídico do Tribunal de Contas do Estado. “Deixou sempre um exemplo de determinação e competência, e, no dia de hoje, onde Vossa Excelência participa de sua última Sessão como Membro neste Regional Eleitoral, também empregou tais características, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as Leis do nosso País, exercendo com primazia e brilhantismo sua função de Juiz nesta Corte”, elogiou em seu discurso o desembargador Expedito Ferreira, que presidiu a sessão. 

Além do desembargador, outros membros da Corte também prestaram homenagens ao jurista. “Foram muitos os momentos de aprendizado para mim, em nossas discussões (…) Queria destacar também o seu lado humanitário, sempre atento aos desconfortos e intempéries das partes, buscando aplicar o direito e fazer justiça”, disse o juiz federal Fábio Bezerra. A juíza Maria Neíze agradeceu a atenção, ensinamentos e carinho que Fernando Jales ofereceu a todos durante os anos de sua atuação na Corte. O desembargador Saraiva Sobrinho, suplente da Presidência, destacou a competência do jurista e agradeceu pela oportunidade de trabalhar ao seu lado. 

A juíza Ticiana Nobre relembrou de outros momentos em que trabalhou com Dr. Fernando antes de sua atuação no TRE-RN, no Tribunal de Contas: “Sempre me impressionou a forma como suas posições são colocadas, a maneira respeitosa como o senhor trata a todos e principalmente a sua inteligência. O senhor sai daqui hoje deixando reflexões jurídicas muito fortes”, relatou a juíza.  Marcello Rocha, juiz suplente da classe dos advogados, parabeniza Fernando por sua trajetória profissional e pessoal e ressaltou que o tribunal sentirá sua falta.

A procuradora Clarisier Moraes pontuou os votos das sessões que participou com Fernando. “Dr. Fernando tem uma particularidade muito interessante, ele desce a detalhes dos processos. Muitas vezes ele consegue rever os posicionamentos de alguns de seus colegas”, disse a procuradora também desejando sorte em sua caminhada na advocacia.  O advogado Felipe Cortez, presente à sessão, encerrou as  homenagens ao Dr. Fernando Jales falando da atuação do jurista na Corte. “Você procura primeiramente a Justiça. A solução justa. E depois moldar a justiça ao direito”, reforçou o advogado.

O juiz Fernando Jales agradeceu as palavras dos colegas em sua homenagem e salientou a beleza que a Corte tem, para ele, em unir profissionais de carreiras diversas e os tratar com igualdade. Emocionado, despediu-se de seus colegas e prestou agradecimentos a todos que o acompanharam durante os anos de sua atuação na Corte. “Aqui nós temos uma densidade de aprendizado que não tem dinheiro que pague essa experiência”.

O Presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, esteve ausente da sessão de despedida por estar cumprindo agenda em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral. O Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Expedito Ferreira, finalizou seu discurso dizendo ao colega: “Neste momento, quero reservar-me para destacar a sua firmeza de caráter, seu bom senso, sua costumeira elegância exarada por meio de nobres gestos, além da pessoa exemplar que teve como marca a seriedade e coragem de suas atitudes e julgamentos, despedindo-se deste Egrégio Tribunal com grande dever prestado à sociedade. Que Vossa Excelência, possa continuar a engrandecer a todos e a todas com sua competência e humildade. Seja feliz e que Deus guie seu caminho nesta nova jornada”.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: