| 19 dezembro, 2023 - 16:06

DESPEDIDA: Colegas de Pleno lembram trajetória do desembargador Gilson Barbosa em sua última sessão no TJ

 

A última sessão do ano do Pleno do Tribunal de Justiça do RN, em 2023, marcou oficialmente a despedida do desembargador Gilson Barbosa, que se aposenta compulsoriamente do serviço público ao completar 75 anos. Nesta terça-feira (19/12), o magistrado deixa a Corte de Justiça potiguar após 41 dedicados à magistratura. O nome do magistrado foi

A última sessão do ano do Pleno do Tribunal de Justiça do RN, em 2023, marcou oficialmente a despedida do desembargador Gilson Barbosa, que se aposenta compulsoriamente do serviço público ao completar 75 anos. Nesta terça-feira (19/12), o magistrado deixa a Corte de Justiça potiguar após 41 dedicados à magistratura. O nome do magistrado foi escolhido, à unanimidade, pelo Pleno do TJRN, pelo critério de antiguidade. A posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça potiguar ocorreu em 29 de agosto de 2013.

A sessão foi marcada por homenagens dos demais colegas do Plenário e amigos. Foi exibido um documentário produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TJRN sobre sua trajetória, com depoimentos de magistrados, familiares e auxiliares e amigos do desembargador Gilson Barbosa.

O presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, foi o primeiro a falar sobre o corregedor-geral de Justiça, cargo no qual ele se despede da magistratura potiguar. “Todos que passam pelo Tribunal deixam a sua marca e contribuição. E o desembargador Gilson é um magistrado que dedicou mais da metade da sua vida ao Judiciário, ele chega aos 75 anos de idade e aos 41 de magistratura. Vossa Excelência foi um grande amigo, partilhamos muitos desafios”, ressaltou Amílcar Maia.

“Conheço Vossa Excelência desde quando era juiz em Martins e eu acadêmico de Direito. Lembro da sua paixão pelos livros, do perfeccionismo, e de uma coisa que hoje o jurisdicionado tem buscado que é o juiz presente na comarca. Agradeço, em nome de toda a Corte, a sua dedicação”, disse o presidente do TJRN.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Glauber Rêgo, destacou três pontos que considera importantes na trajetória do desembargador Gilson. “O primeiro é a longevidade, que Vossa Excelência tem e ainda terá por mais tempo. A outra, é a questão do dever cumprido. Vossa Excelência certamente tem a satisfação de, nesses mais de 40 anos de magistratura, de ter realizado o seu melhor. E o terceiro é o seu legado. Tive o privilégio de conviver nessa ultima década na Câmara Criminal e o exemplo que Vossa Excelência deixa é muito destacado”, enumerou Glauber Rêgo.

Reprodução

Magistrados, advogados, ex-colegas de trabalho homenagearam o corregedor-geral de Justiça em sua despedida da Corte potiguar

Mais homenagens

A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, também agradeceu ao desembargador Gilson Barbosa. “Quero externar nossa admiração, nosso reconhecimento a toda essa trajetória de mais de 40 anos dedicados à magistratura e à sociedade potiguar. Com muita responsabilidade, senso de Justiça, espírito público, mas também sempre com a disponibilidade de ouvir, com acolhimento. Isso, certamente, o senhor levará para toda a vida. Em meu nome e do Ministério Público desejo feliz vida nova”, ressaltou Cardoso.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Norte (OAB-RN), Aldo Medeiros também homenageou o desembargador Gilson. “Estou aqui representado a advocacia do Rio grande do Norte para dizer o quanto o senhor honrou a magistratura que exerceu por mais de 40 anos. é importante que se destaque a seriedade e a moderação com as quase o senhor julgou os seus processos. E o respeito que o senhor adquiriu com essa atitude de absoluta isenção e de aplicação da Justiça. Destaco, principalmente, o período que Vossa Excelência presidiu o TRE-RN. Foram anos muito difíceis, de ataque à Justiça Federal jamais recebidos. E a Justiça Eleitoral do RN passou absolutamente incólume diante de sua liderança”.

O presidente da Associação dos Magistrados do RN, juiz Andreo Marques, também homenageou o desembargador Gilson. “A AMARN não poderia deixar de reconhecer o seu trabalho dedicado à magistratura. Gostaria de destacar a independência, a serenidade, a seriedade e a fidalguia com as quais sempre nos tratou”.


Leia também no Justiça Potiguar

Comente esta postagem: