Dia 27 de julho de 1978, comarca de Pendências. De lá para 2023, 45 anos de dedicação à magistratura, ao judiciário estadual e o protagonista desta trajetória, desembargador Amaury Moura Sobrinho, foi homenageado, nesta quarta-feira (2/8), pelos demais desembargadores do TJRN, juízes, bem como por representantes do Ministério Público, além de servidores do gabinete e da sede da Corte potiguar. A homenagem surpresa destacou os anos de serviços prestados. O que o decano do Tribunal define como uma “longa estrada”. Para ele, aprendizados.
“Estamos todos os dias aprendendo. Estamos todos os dias enriquecendo nossa vida com experiências”, avalia o desembargador, no TJRN desde 15 de março de 1995 e sendo presidente no biênio 2005/2006.
“Tentamos pavimentar essa estrada com muito esforço e dedicação. Para o Aprimoramento do judiciário e para prestação dos serviços”, pontuou o desembargador homenageado, ao agradecer aos demais desembargadores, juízes e servidores do gabinete.
Desembargador Amaury Moura e os servidores que atuam em seu gabinete
O servidor Glênio Maia, o mais antigo que integra a assessoria do gabinete do desembargador Amaury, definiu que tal jornada não poderia deixar de ser homenageada. “Não poderíamos deixar passar em branco. Aprendi muito nesses 27 anos passados com ele”, aponta Glenio Maia.
Para o presidente da Corte potiguar, o desembargador é exemplo de um propósito de honrar sempre o compromisso firmado, o compromisso de aplicar a melhor justiça. “Espero um dia chegar ao ponto que ele está. Não é todos que chegam nesse nível. É orgulho não apenas para o TJRN”, definiu o desembargador Amílcar Maia, enquanto a procuradora geral de justiça, Elaine Cardoso, renovava os “parabéns”, não apenas pelo tempo.
“Pela forma que vem desempenhando, se adequando às novas realidades. Um desembargador de muita seriedade e confiança. Essa é a visão de todos os órgãos fora do judiciário”, enfatiza a chefe do Ministério Público. “A importância dele não está apenas na prestação de qualidade de serviços ao judiciário, mas ao sistema de justiça como um todo”, complementa a procuradora.
Desembargador Amaury Moura é homenageado pelos 45 anos dedicados à magistratura
Para o desembargador Gilson Barbosa, o decano da Corte potiguar é exemplo de quem soube superar as dificuldades iniciais da carreira, “Ele é isso, um Juiz de carreira. Significa que superou qualquer obstáculo do início. Eu diria que ele é um modelo de magistrado”, define.
O desembargador Amaury Moura foi corregedor-geral de justiça (2019/2020), presidente da 1ª Câmara Cível do TJRN (2001/2002) e atuou também como Diretor da Revista de Jurisprudência do Tribunal (1999/2000) e assumiu o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte (1997), o cargo de Corregedor-Geral Eleitoral(1996) e do Vice-presidente do TRE-RN (1996).