O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu hoje o andamento de duas ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato. Os processos correm na Justiça Federal do Distrito Federal e dizem respeito a supostas doações da Odebrecht ao Instituto Lula, bem como à compra de um terreno para sediá-lo e de um apartamento em São Bernardo do Campo (SP).
A decisão liminar — de caráter provisório — atende a um pedido feito pela defesa de Lula e, na prática, impede que os dois processos sejam reiniciados agora, depois de o Supremo reconhecer a suspeição (parcialidade) do ex-juiz Sergio Moro ao julgar o ex-presidente nos casos do tríplex de Guarujá (SP), anulando suas condenações.
“Salta à vista que, quando o Supremo Tribunal Federal declarou a incompetência do ex-juiz Sergio Moro para o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu também, implicitamente, a incompetência dos integrantes da força-tarefa Lava Jato responsáveis pelas investigações e, ao final, pela apresentação da denúncia“, diz Lewandowski.
UOL