A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da sua Diretoria, Comissões Temáticas e Escola Superior da Advocacia, promoveu, no período de abril a agosto deste ano, 115 eventos virtuais direcionado à advocacia potiguar. Durante a pandemia, o propósito de oferecer aos advogados e advogadas opções de capacitações foi atingido em áreas Direito como: Eleitoral, Trabalhista, Família, Previdenciário, Tributário, Minerário, Civil, Ambiental, Empresarial, Administrativo, Constitucional, Criminal, Notarial, Moda, Deportivo e do Consumidor. O resultado foi apresentado durante 18ª Reunião do Conselho Seccional, nesta quinta-feira (17).
A OAB/RN realizou, ainda, o Congresso Internacional de Fashion Law, debates e palestras em torno de temas relevantes de cunho social, que discutiram discriminação racial, de gênero, violência contra mulher, o direito e acesso à saúde das pessoas com deficiência, a violência contra pessoa Idosa, direitos autorais, dentre outros.
Segundo o presidente da Seccional Potiguar, Aldo Medeiros, a participação da advocacia superou as expectativas. “Um ano para ficar marcado em nossas vidas, pois foi de muito aprendizado. Apesar da tragédia na saúde mundial, e da crise econômica enfrentada por todos, 2020 deixará várias lições. Foi preciso se reinventar, recomeçar, reprogramar, planejar, redirecionar e executar tudo muito intensidade, às vezes até incerto, porém foi preciso seguir. E conseguimos um resultado positivo com ações desenvolvidas pela OAB/RN. Tanto é que ampliamos o número de inscritos em nossas plataformas digitais e do alcance das visualizações também”, pontua Aldo Medeiros.
A equipe do setor de Assessoria de Comunicação da Seccional Potiguar fez um levantamento, com base nos dados do Google Analytics do Youtube da OAB/RN, e identificou que, apenas no intervalo de 18 de junho a 15 de setembro, foram contabilizados 15 mil e 900 visualizações no canal oficial da Ordem e acrescentado 836 novos inscritos. Outro dado indicado, é a média estimada de espectadores neste período, que ficou em 6.800 pessoas.
Para a vice-presidente da Ordem, Rossana Fonseca, os eventos e atividades realizados demonstraram o compromisso da Ordem Potiguar com a advocacia local. “O Brasil tem hoje cerca de 1 milhão de advogados e advogadas. Então, nós que estamos a frente do corpo diretivo da OAB, no Rio Grande Norte buscamos efetivar ações para valorizar a advocacia, as prerrogativas, defender o bom exercício profissional e prestação jurisdicional. Este é o direcionamento da nossa gestão. Além disso, é importante destacar que foi de fundamental importância a participação das Comissões Temáticas e ESA na promoção das atividades apresentadas”, ressalta.